Sobre Nós
ESPCR
MENSAGEM DO DIRETOR
É na escola que passamos uma boa parte do nosso tempo. É aqui que se aprendem coisas novas, que se fazem descobertas e, muitas vezes, amigos para a vida. Permitamos que na nossa Escola floresça a sã convivência e que nunca falte a motivação, o esforço e a dedicação, pois estes serão sempre devidamente valorizados. Acreditem… não existem impossíveis!
Bem-vindos à ESPCR, uma escola de todos para todos.
É na escola que passamos uma boa parte do nosso tempo. É aqui que se aprendem coisas novas, que se fazem descobertas e, muitas vezes, amigos para a vida.
Dr. António Afonso - Diretor da ESPCR
Preparamos alunos e formandos, orientando-os a moldar os seus próprios futuros.Contribuímos para uma boa integração na formação de níveis subsequentes e no mercado de trabalho.
Participamos na redução do desemprego jovem em Cabo Verde.
Somos parceiros ativos e credíveis para o desenvolvimento das comunidades locais, regionais e nacionais.
Satisfazemos os demais utentes.
Promovemos a cultura empreendedora, para expansão e melhoria da qualidade do Ensino Técnico e da Educação Profissional, por meio de uma interface moderna e eficiente, a fim de gerar um impacto relevante no desenvolvimento económico e social local, da região e do país.
Todos os alunos e formandos bem-sucedidos no final da formação, com bases e conhecimentos sólidos para realizarem o seu projeto de vida, com autoestima, determinação e ambição. Escola de referência em termos de Ensino Técnico e Educação / Formação Profissional. Ser uma escola de referência regional e nacional no Ensino Técnico e na Educação Profissional, a fim de difundir e aplicar o conhecimento, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Trabalho, Empreendedorismo, Inclusão, Comprometimento, Confiança, Cidadania e Responsabilidade social e ambiental. Acredita na equipa de trabalho e nos demais colaboradores para atingir os objetivos, com persistência e flexibilidade, respeitando opiniões, ética, coerência, qualidade, criatividade, equidade, inclusão e disciplina.
A Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos (vulgo, Escola Técnica da Praia), foi construída no ano de 1995, com financiamento da União Europeia, e criada pela Portaria nº18/96 de 29 de abril, publicada no B.O. nº12. Escola Acreditada pelo Sistema Nacional de Qualificações.
A ESPCR tem por objeto a estruturação e a gestão sustentável da educação profissional, capaz de criar cursos por meio da interação e cooperação com empresas, organizações não-governamentais e governamentais. Para a consecução dos seus objetivos, a ESPCR concentra a sua atuação na educação profissional em termos de capacitação de nível 2 e Formação Profissional de nível 3, 4 e 5, sendo, igualmente, objetivos permanentes da ESPCR:
Buscar, de forma cooperada e multidisciplinar, soluções para a melhoria permanente da educação profissional, tendo como foco as necessidades dos setores produtivos e de serviços;
Participar na conceção e gestão de mecanismos modernos de suporte à formação do capital humano;
Contribuir para o desenvolvimento económico e social da localidade e da região, por intermédio da conceção e da coordenação de projetos e programas de criação e difusão do conhecimento da educação profissional;
Dar suporte à consolidação e ao surgimento de novas Qualificações do SNQ;
Criar condições para a implantação da cooperação e da parceria entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, governos e agências nacionais e internacionais de promoção do desenvolvimento (OIT), nos seus diversos níveis, para aumentar o intercâmbio do conhecimento e a sua aplicação, Gestão da Educação Profissional;
Identificar fontes e mobilizar recursos para o desenvolvimento da educação profissional;
Realizar o marketing e a promoção da educação profissional local e na região;
Diagnosticar, planear de forma sistemática, projetar, construir, operar, ampliar e melhorar, conforme as novas necessidades e adequar as suas atividades às novas realidades.
A ESPCR está orientada para atingir os seus objetivos por meio dos seguintes princípios norteadores:
Educação como caminho para a cidadania plena;
Desenvolvimento e integração de competências indispensáveis à formação integral do indivíduo;
Educação direcionada para a compreensão positiva das transformações sociais;
Absorção de conhecimento técnico-científico e humanista permeável à formação de empreendedores;
Construção de redes de parcerias que desencadeiam ações de intercomplementaridade e sustentabilidade;
Flexibilização da estrutura curricular por intermédio de sistemas modulares;
Permanente aperfeiçoamento dos professores da área específica de Educação Profissional.