Radio ESPCR
COMUNICAÇÃO
RADIO ESPCR
Contribuir para a educação e divulgação dos ODS’s é dar a conhecer a todos os nossos alunos/professores o plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
Com acesso à educação inclusiva e de qualidade, os cidadãos têm mais oportunidades e se tornam mais preparados para navegar nas mudanças e desafios constantes das nossas sociedades. Além disso, uma base educacional adequada pode fazer toda a diferença para a qualidade de vida de maneira geral.
E com possibilidades iguais, meninas e mulheres podem avançar em diferentes áreas econômicas, educativas, sociais e políticas, cooperando significativamente para o desenvolvimento do mercado e da sociedade como um todo.
Promover a igualdade de género não é apenas um direito humano básico, mas algo fundamental para a aceleração do desenvolvimento sustentável, uma vez que empoderar mulheres e meninas tem efeito multiplicador e colabora para o crescimento econômico e o progresso social.
Cada vez mais, os meios de comunicação fazem parte do quotidiano de todas as camadas sociais da população. Factos, acontecimentos e eventos exibidos hoje nas redes sociais, na televisão, na publicidade, clips musicais ou mesmo em programas radiofônicos, não nos passam despercebidos, muito pelo contrário: nos ocupam por horas, são absorvidos e acabam ainda por virar temas de muitas de nossas conversas diárias. É por isso que atualmente a educação mudou.
Nesta perspetiva e tendo em conta uma concertação entre a Direção da Escola “Polivalente Cesaltina Ramos” e o Gabinete de Orientação Escolar, Vocacional e Profissional (GOEVP), o Projeto Rádio Escola se justifica pela necessidade de despertar a consciência crítica dos alunos para o trato com as informações e temáticas socioculturais, desenvolver nos educandos habilidades de comunicação e, também, sendo uma escola técnica servir como um primeiro instrumento profissionalizante na produção de programas de rádio, com o apoio das novas tecnologias.